Prevenção

A prevenção é sem dúvida a medida mais eficaz para se evitar as doenças de uma forma geral, e também se aplica a área odontológica. As doenças mais comuns que atingem a cavidade oral são Cárie e doença Periodontal, além do Câncer Bucal.

A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina. Cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo – o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. A cárie constitue um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.

Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária.

Câncer de boca é o tipo de tumor que se desenvolve nos lábios ou em qualquer área da cavidade oral, como gengiva, língua, palato, assoalho ou bochechas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o problema é mais frequente em pessoas brancas e fumantes. o câncer de boca é resultado de alterações no DNA dos lábios ou da boca, as quais fazem com que células malignas cresçam e se proliferem, de modo a formar um tumor.

Por isso a prevenção deve ser feita anualmente, no mínimo.

Agende sua consulta agora mesmo

Iremos agendar uma consulta com seu melhor horário. Estamos bem próximo de você. Clique no botão abaixo para agendar sua consulta.