Chegar a terceira idade é realmente algo muito prazeroso e valioso para muitas pessoas. A tranquilidade de olhar para trás e ver que o que foi construído com é apenas um dos muitos prazeres proporcionados pela experiência de vida. Porém, nem tudo são flores quando se chega a melhor idade. Nessa fase da vida, alguns cuidados específicos devem ser tomados e entre esses cuidados está a saúde bucal. Se você é uma dessas pessoas privilegiadas que pode usufruir de tudo o que possui, então confira a seguir quais são as dicas de saúde bucal para a terceira idade.

Entre em contato com a gente agora mesmo

1. Higienização de maneira adequada e correta
Manter a saúde bucal na terceira idade não é tarefa tão difícil, porém alguns cuidados são necessários. Dentre esses cuidados podemos citar a escovação dos dentes, que deve ocorrer sem qualquer tipo de imposição ou pressão da escova. A escovação deve ocorrer sempre ao acordar e após as refeições do dia e é sem dúvida alguma, uma das maneiras mais eficazes de se manter a saúde bucal na terceira idade. É importante salientar, que além da escovação de dentes e língua, o uso do fio dental se faz mais do que necessário para uma higiene bucal completa.

2. Muita atenção com as próteses
É mais do que comum pessoas na terceira idade utilizarem próteses dentárias, sejam elas totais, ou até mesmo parciais. Para manter a saúde bucal na terceira idade a exemplo do que ocorre nos dentes fixos, as próteses devem ser higienizadas sempre após as refeições, além disso, dentistas recomendam que ao menos duas vezes por semana, elas sejam colocadas de molho durante 30 minutos em uma solução que contenha água e uma pequena dose de água sanitária, ou então que se utilize comprimidos efervescentes que são próprios para limpeza de próteses.

3. Preste atenção a toda e qualquer alteração
Próteses odontológicas tendem a facilitar muito a vida de quem as utiliza. Para se ter uma saúde bucal na terceira idade é importante que haja uma correta adaptação à essas próteses. Quando há mal ajustes, lesões podem surgir, e com o passar do tempo, essas lesões podem originar uma série de ferimentos e até mesmo tumores bucais. Por isso ao primeiro sinal de desconforto com sua prótese, procure seu dentista imediatamente.

4. Visite regularmente o seu dentista
Para uma saúde bucal na terceira idade essa dica vale ouro. Faça consultas regulares ao seu dentista, seja como forma de prevenção, para corrigir algum tipo de problema, para manter um vínculo com seu dentista. Visitar o dentista de maneira regular é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de manter a saúde bucal na terceira idade em dia.

Algo que pode ser de grande auxilio para manter a saúde bucal na terceira idade em dia é a contratação de planos odontológicos. Atualmente a contratação desses planos cresce mais do que a de plano de saúde. É sem sombra de dúvidas uma maneira fácil e acessivel de manter a saúde/higiene bucal da turma da melhor idade em dia. Se você chegou a terceira idade e não consegue ir regularmente ao dentista, entre em contato com as operadoras de sua região e contrate um plano odontológico que se adeque às suas necessidades e realidade. Os maiores beneficiados nessa história serão você e sua saúde geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here